[PT] "Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar" de Thomas Cathcart & Daniel Klein



★ ★ ★ ☆ ☆

Platão e um Ornitorrinco Entram num Bar
Thomas Cathcart, Daniel Klein
Dom Quixote, aprox. 240 páginas

Platão e Um Ornitorrinco Entram Num Bar...é um livro para todos aqueles que não querem levar demasiado a sério as coisas sérias. Não precisa de saber muito de filosofia para desfrutar em pleno deste livro, pois está escrito ao estilo de Marx (Groucho, não Karl). Os autores, ambos licenciados em Filosofia por Harvard, tiveram o cuidado de não deixar nada de fora e, como tal, através deste divertido livro qualquer leitor compreenderá as grandes ideias da filosofia ocidental e fará uso delas da melhor forma possível: com humor. O livro provoca o riso, mas também deixa o leitor a pensar. É um autêntico curso intensivo em que se explica a filosofia através de uma série de anedotas e histórias cómicas

Este livro promove-se como um "divertido [...] curso intensivo", e ... bem, é exactamente isso. Do Existencialismo ao Feminismo, passando pela Epistemologia e pela Fenomenologia, há filosofia para todos, geralmente ilustrada com aquele tipo de piada que não se conta a ninguém cuja opinião se tenha em elevada consideração (quer dizer... a não ser que a intenção seja fazer um inimigo para a vida).

No geral, este livro foi um passeio bem-disposto pela arte de pensar (sobre pensar), e embora tivesse preferido que algumas secções fossem mais aprofundadas, sei que não posso exigir isso de um auto-denominado "curso intensivo". Assim, é um óptimo livro para filósofos principiantes, ou para aqueles que queiram revisitar o ensino secundário.

Ah, e finalmente, pontos de bónus para a apresentação do livro em si - da capa dura ao design interior das páginas, está mesmo, mesmo bonito.

0 comentários:

Enviar um comentário